Tipos de Vírus no Computador

Os vírus de computador não são de agora. Antes os programadores utilizavam estas técnicas para esconder dentro do software ações não documentadas que poderiam apresentar uma simples mensagem, imagem e eram geralmente inofensivas, não existia a intenção de prejudicar o funcionamento ou funcionalidade do software.

No entanto, com o passar do tempo os vírus evoluíram causando num primeiro momento desconforto aos utilizadores, e a partir desse momento os vírus passaram a ser a arma dos cibercriminosos.

Principais tipos de Vírus

Os vírus dividem-se em diversas categorias. E cada uma apresenta diferentes objetivos e formas de ataques.

Blended Threats - Trata-se de um conjunto de ameaças. Essa combinação de vários tipos de ficheiros infetados num só local pode vir a espalhar muitos problemas de uma só vez.

Keylogger - É um intercetor de todas as informações que são digitadas pelo usuário do computador. Por exemplo, o usuário escreve senhas ou dados bancários e essas informações serão enviadas para o programador do vírus.

Ransomware - É responsável pela perda financeira em empresas porque o que o Ransomware faz é assumir o controlo de uma base de dados.

Spyware - É muito parecido ao Keylogger, o que muda é o modo de operação, os usuários apanham esse vírus por clicar em anúncios que sucessivamente leva para o download de programas maliciosos.

Trojan - Também é conhecido como "Cavalo de Troia", do mais perigoso que existe porque funciona como um software normal, enquanto executados, instalam softwares maliciosos em segundo plano.

Arquivo - Geralmente com extensão .com ou .exe, estes vírus estão armazenados em arquivos executáveis. Ao ser ativado, este chega à memória RAM antes do ficheiro original, infetando desta forma todos os restantes ficheiros.

Programa – Este tipo de vírus infeta outros ficheiros executáveis, alterando a sua função, e assim, impedindo a utilização correta do computador.

Malware – Malware é a abreviação para sofware mal-intencionado. Malware é o nome dado a qualquer tipo de software que pode prejudicar um sistema de computador, roubar dados ou fazer com que o computador realize ações sem o conhecimento ou permissão do proprietário.

Adware – Os adwares são vírus que têm como objetivo introduzir-se no browser de modo a mostrar publicidade. No entanto, se este tipo de vírus começara a evoluir poderá causar danos no computador, e roubar informação do computador para passar para terceiros.

Worm – Este tipo de vírus é bastante perigoso, devido à rapidez com que se propaga. Através de um processo dominado de auto replicamento, este tipo de vírus infeta muito depressa outros sistemas, sendo uma grande ameaça à segurança de informação desses computadores.

Boot – Este vírus é mais habitual e comum, basta apenas colocar uma pen drive infetado no seu computador para ele ficar ativo.

Browser Hijacker – Trata-se de um tipo de vírus que tem por meta a mudança das principais configurações do browser. Este quando instalado modifica a homepage e as formas de busca. Redirecionam os utilizadores para sites maliciosos.

Dicas para evitar um vírus

A proteção contar os vírus do computador pode ser feita a partir de algumas técnicas baseadas na capacidade do utilizador de identificar este tipo de conteúdo malicioso.

- Instale um antivírus: A primeira coisa a fazer para proteger o seu computador é instalar um antivírus. Este vai evitar que qualquer arquivo malicioso tente acessar o seu equipamento e avisa sempre que algo suspeito ocorrer.

- Mantenha sempre softwares atualizados.

- Tenha cuidado com links desconhecidos: Cuidado com os emails que recebe, principalmente se estes forem desconhecidos.

- Altere com frequencia as suas palavras-passe.

Pronto para saber mais?

Suporte
crossmenuchevron-up linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram