Com o passar do tempo os programas de antivírus têm sido constantemente atualizados, tornando-se cada vez mais em programas avançados que não só detetam vírus, como bloqueiam, desinfetam arquivos e evitam que o computador seja infetado por eles.
Existem vários fatores a serem levados em conta ao tentar escolher a melhor solução antivírus para as necessidades da sua empresa. Com a segurança de dados, identidade digital e transações financeiras em jogo, é fundamental investir um tempo na avaliação detalhada de cada tipo.
Neste artigo apresentamos 9 tipos de antivírus para que não tenha dúvidas na hora de escolher a proteção ideal para a sua empresa.
Tipos de Antivírus de acordo com a finalidade
Em relação à finalidade, podemos dividir os antivírus em 3 tipos específicos:
- Antivírus preventivo: avisam antecipadamente uma possível infeção;
- Antivírus identificadores: identificam os programas infeciosos e rastreiam sequências de códigos associados ao vírus;
- Antivírus descontaminadores: semelhantes aos identificadores, mas especializados na descontaminação dos sistemas infetados eliminando o vírus.
Tipos de antivírus de acordo com o objetivo
As principais ameaças às quais um computador ou rede podem estar expostos são programas de spyware, entradas de mensagens indesejadas e pop-ups. Para a prevenção de todas estas ameaças, existem várias ferramentas que se compõem de antivírus, geralmente em versões completas:
- Firewall:
As Firewalls estão dentro da classificação de ferramentas preventivas, pois estas atuam como uma espécie de parede de defesa que se baseia em poder bloquear o acesso de todos os programas maliciosos a um sistema.
Geralmente, são recomendados, principalmente, em computadores que tenham uma conexão permanente a uma rede ou à Internet. O principal objetivo da firewall é poder controlar o tráfego das entradas e saídas, e poder paralisar todas as atividades suspeitas.
- Antispyware:
São as ferramentas capazes de detetar e eliminar todos os spywares, ou seja, todos aqueles que estão instalados no computador ou dispositivo de forma oculta para conhecer os hábitos de navegação do usuário, como suas senhas e até outros dados, que posteriormente poderiam ser transmitidos a uma entidade não autorizada.
- Anti-pop-ups:
O principal objetivo dos anti-pop-ups é identificar e parar com os pop-ups que podem surgir na navegação online.
- Antispam:
Estes evitam a chegada de emails de spam, transferindo estes para a caixa de spam.
- Antimalware:
Os antimalwares são capazes de bloquear ou eliminar qualquer tipo de malware, estes podem ser softwares maliciosos ou programas capazes de se infiltrarem num computador para o danificar.
Tipos de antivírus de acordo com a função:
Todos os antivírus são capazes de executar diversas funções na batalha por identificar todas as ameaças e eliminá-las. Com isto, os diversos pedidos de defesa podem ser classificados da seguinte forma:
- Detetores:
A finalidade dos detetores é notificar sobre a presença do vírus conhecido. Porém, nesse caso, é o utilizador que trata da solução do problema para eliminar a infeção.