O Cloud Computing está a atrair um número crescente de organizações de todos os tamanhos e tipos, devido ao elevado número de vantagens como o baixo investimento, a alta flexibilidade e a capacidade de se adaptar às características de qualquer setor de negócio. No entanto para tirar partido de todos os benefícios desta estrutura é necessário conhecer as diferenças entre as várias soluções disponíveis.
Quais os diferentes tipos de cloud?
Existem 3 tipos de cloud:
- Cloud Privada;
- Cloud híbrida;
- Cloud Pública;
Cloud Pública
Numa cloud privada, o fornecedor disponibiliza os seus próprios servidores para alojar dados, softwares e sistemas dos seus clientes de forma independente e isolada.
Com isto, cada cliente tem acesso a um ambiente virtual, acessível através da internet e o conteúdo não é partilhado com os restantes utilizadores do servidor.
Vantagens:
- Custos mais baixos em relação ao investimento na infraestrutura interna do modelo privado: a empresa apenas paga pela capacidade utilizada e não tem de adquirir hardware ou software.
- Escalabilidade praticamente ilimitada: permite a ampliação da capacidade de armazenamento à medida das necessidades da empresa.
- Rápida disponibilidade: a nuvem pública está pronta a ser utilizada.
- Maior controlo sobre os servidores e recursos.
- Maior disponibilidade de recursos.
Desvantagens:
- Pode ser cara se estiver a transportar grandes quantidades de dados, uma vez que o custo depende do seu consumo.
Escolha indicada para empresas que:
- Pretendem adquirir robustez tecnológica sem ter de fazer um grande investimento financeiro.
- Procuram uma solução de rápida implementação.
- Não necessitam de infraestruturas muito complexas e customizadas.
Cloud privada
Esta é uma cloud utilizada apenas por uma empresa, esta pode estar localizada num datacenter ou na sua empresa, no entanto também pode ser alojada por um fornecedor externo.
Nestes casos, a gestão e manutenção da infraestrutura ficam, muitas vezes, a cargo do cliente, caso seja instalada internamente, ou pelo fornecedor, caso seja uma instalação externa.
Esta é uma solução que apresenta custos mais elevados, mas que permitem uma maior segurança para quem pretende guardar dados sensíveis ou de maior disponibilidade de recursos para algum software mais exigente.
Vantagens:
- Custos fixos.
- A infraestrutura está adaptada às suas necessidades.
- Maiores níveis de segurança: os recursos são exclusivos, ou seja, não são partilhados com outros clientes, o que possibilita um maior controlo a nível de segurança e privacidade dos dados.
- Maior velocidade e agilidade na partilha de dados.
Desvantagens:
- Implementação mais dispendiosa.
Escolha indicada para empresas que:
- Precisam de alojar e gerir informações confidenciais ou sensíveis uma vez que possibilita maiores níveis de segurança.
- Têm uma cultura de controlo interno mais rigorosa e optam por ser responsáveis pela definição de políticas de gestão, segurança e privacidade.
- Têm robustez financeira para um investimento numa infraestrutura desenvolvida para responder às suas necessidades específicas, uma vez que o custo de contratação e de manutenção a médio e a longo prazo é, tipicamente, maior.
Cloud Híbrida
A cloud híbrida além de ter acesso a toda a escalabilidade e disponibilidade da cloud pública, tem também à disposição toda a segurança e privacidade da cloud privada. É importante não confundir cloud híbrida com multicloud. No caso da multicloud, a empresa decide utilizar vários fornecedores de clouds. Mas a multicloud pode ser 100% pública ou 100% privada, e nesse caso não é chamada de cloud híbrida.
Vantagens:
- Flexibilidade: o modelo híbrido disponibiliza diversas opções para que as empresas possam escolher um ambiente que melhor se adapte a cada cenário. Muitas empresas não têm a mesma necessidade de computação todos os dias, existindo períodos em que esta exigência é maior. A nuvem híbrida permite, por exemplo, que tarefas mais simples possam ser alocadas num servidor privado e que as tarefas mais complexas e exigentes, sejam realizadas através de um servidor cloud.
- Maior controlo de custos: permite o acesso a diversos recursos sem exigir um alto investimento inicial.
- Maior segurança: as empresas podem manter uma infraestrutura privada apenas para dados confidenciais.
- Maior controlo técnico
A escolha certa para empresas que:
- Realizam muito trabalho que exige dinamismo ou que necessita de alterações constantes.
- Apostam numa expansão sustentada e por isso necessitam de capacidade para crescer, mas sem fazer um investimento muito alto em termos financeiros.
- Procuram um grande nível de controlo sobre as suas informações privadas e, ao mesmo tempo, precisam de partilhar o acesso a dados com parceiros comerciais.