Armazenamento Primário vs Armazenamento Secundário: Qual é a diferença?

O armazenamento de dados é uma das várias funções elementares, mas vitais no nosso mundo digital. O armazenamento de dados é definido por uma hierarquia de quatro níveis: armazenamento primário, armazenamento secundário, armazenamento terciário, e armazenamento offline. Está provavelmente mais familiarizado com o armazenamento primário e o secundário, mas o que sabe realmente sobre eles? Neste artigo vamos explicar a diferença entre estes dois tipos de armazenamento, por isso continue a ler:

A opção de armazenamento principal:

Tipicamente localizado dentro do computador, o armazenamento primário aloja temporariamente aplicações e dados atualmente em uso. O armazenamento primário é frequentemente referido como "memória" e é classificado como volátil ou não volátil. A memória volátil, como a RAM, perde dados assim que o dispositivo fica sem bateria. A memória flash em unidades de estado sólido (SSDs) não é volátil porque os dados permanecem em armazenamento mesmo depois de o ter desligado. Isto permite que algumas aplicações recuperem informação não guardada em caso de falha.

Exemplos de armazenamento principal:

ROM: Ao contrário da RAM, o ROM (Read Only Memory em português Memória só de leitura) fornece tanto armazenamento primário não volátil como permanente. A ROM mantém o seu conteúdo mesmo que o dispositivo perca energia. Não é possível alterar os dados nele contidos, apenas se pode lê-los. A ROM é uma forma mais fiável de armazenamento, e muitas vezes arranca instruções e outros dados de missão crítica.

PROM: A Memória Só de Leitura Programável é uma forma avançada de ROM que permite que os dados sejam registados - mas apenas uma vez. Semelhante a um CD ou DVD em branco, a PROM não vem com dados armazenados no chip. Mas uma vez escritos os dados no chip, não podem ser modificados ou apagados.

Memória Cache: Também conhecida como memória CPU, a memória cache armazena instruções que os programas de computador frequentemente pedem para um acesso mais rápido durante as operações. Uma vez que está fisicamente mais próxima do processador do que da memória RAM, é o primeiro lugar onde a CPU procura instruções. Se a CPU encontrar aqui os dados de que necessita, o processador pode contornar o processo mais demorado de leitura de RAM ou outros dispositivos de armazenamento.O armazenamento primário proporciona um acesso rápido à CPU. Isto permite que os programas ativos ofereçam um desempenho ótimo ao utilizador.

Armazenamento secundário:

Apesar dos seus diferentes objetivos, o armazenamento primário e o armazenamento secundário trabalham frequentemente em conjunto para criar condições ideais de armazenamento. Por exemplo, quando guarda o seu trabalho em Word, os dados do ficheiro passam do armazenamento primário para um dispositivo de armazenamento secundário para retenção a longo prazo. Da mesma forma, um dispositivo de armazenamento primário recupera dados de uma fonte secundária para acelerar o acesso.

Também conhecido como armazenamento auxiliar, o armazenamento secundário retém os dados até que os sobrescreva ou apague. Assim, mesmo quando se desliga o dispositivo, todos os dados permanecem intactos.

Exemplos de armazenamento secundário:

Hard Drives (Disco rígido): O disco rígido é o armazenamento secundário de escolha na computação moderna. Muitos computadores agrupam discos rígidos como meios de armazenamento internos, e hoje em dia os discos rígidos podem incluir discos giratórios e unidades de estado sólido (SSD). Os administradores de sistemas criam frequentemente matrizes redundantes a partir de múltiplos discos rígidos para evitar a perda acidental de dados. Para se certificarem absolutamente de que os dados se aguentam a tempestade, eles mantêm ficheiros de backup de tudo em diferentes dispositivos em múltiplos locais para uma rápida recuperação.

Unidades flash USB: é um dispositivo de armazenamento removível que usa memória flash para armazenar dados. É alimentado por uma porta USB do seu computador ou outro dispositivo e pode ser facilmente conectado e removido sem precisar de ferramentas ou cabos adicionais. As unidades flash USB são amplamente utilizadas para transportar arquivos de um lugar para outro ou para fazer backup de dados importantes.

Cartão de Memória: é um pequeno dispositivo de armazenamento removível que usa memória flash para armazenar dados. Eles são comumente usados em câmaras digitais, smartphones, tablets e outros dispositivos para armazenar fotos, vídeos, música e outros arquivos. Os cartões de memória podem ser facilmente removidos e trocados entre dispositivos, o que os torna uma opção conveniente para compartilhar ou transferir arquivos. Alguns dos formatos mais comuns de cartões de memória incluem Secure Digital (SD), microSD e CompactFlash (CF).

Disco de Rede (Nas): é um dispositivo de armazenamento de dados conectado à rede que pode ser acedido por vários dispositivos, como computadores, smartphones e tablets. Ele funciona como um servidor de arquivos, permitindo que os usuários acedam, compartilhem arquivos na sua rede. Além disso, os discos NAS geralmente oferecem recursos adicionais, como backup automático de dados, acesso remoto à rede e suporte para diferentes sistemas de arquivos. Eles são uma boa opção para pequenas empresas ou grupos de usuários domésticos que precisam de armazenamento compartilhado na rede.Unidades de disco Removíveis: é um dispositivo de armazenamento externo que pode ser facilmente conectado e removido de um computador sem precisar de ferramentas ou cabos adicionais. Estes dispositivos geralmente usam discos rígidos ou outras tecnologias de armazenamento para armazenar dados. Alguns exemplos comuns de unidades de disco removíveis incluem discos Zip, discos MO e disquetes.

Pronto para saber mais?

Suporte
crossmenuchevron-up linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram